quinta-feira, 10 de julho de 2014

Resenha - Os 4 Grandes de Agatha Christie

   #LEITURADIGITAL

 Mais um livro da Rainha do Crime, Agatha Christie, que tive o prazer de ler. Muito bom voltar no tempo, fazer essa viagem a Londres do começo do século XX, e deixar se envolver em uma incrível história policial repleta de reviravoltas e mistérios.

    Apesar de ser fã declarado de Sherlock Holmes, personagem de Sir Arthur Conan Doyle, não posso negar que muito me agrada as aventuras de Hercule Poirot, personagem de Agatha, inspirada no personagem de Doyle. No começo, como sempre, fora o fato de saber que me envolveria na história e que não iria querer largar o livro, não tive expectativas grandes pois gosto de ser surpreendido pela autora, o titulo Os 4 Grandes, não me fazia pensar em nada do que poderia vir das páginas do livro, mas é claro que, um grande caso seria desvendado pelo pequeno Belga Hercule Poirot e seu inseparável amigo Capitão Hastings.
  Poirot estava prestes a pegar um caso em nossas terras, no Rio de Janeiro, e curtir sua aposentadoria por aqui, quando recebe a visita de seu amigo, recém chegado da América do Sul, Capitão Hastings, a quem pensava fazer-lhe uma surpresa em Buenos Aires após solucionar o caso no Brasil, mas foi surpreendido primeiro pelo amigo. Ainda em clima de confraternização, um homem moribundo chega a casa do detetive, parecendo estar  em choque, trazendo consigo apenas um pedaço de papel onde continha apenas um número, o 4. Tido como fora de si pelo seu estado, o homem começa a balbuciar coisas como, os 4 Grandes, Poirot conta a Hastings que já ouviu algo sobre uma organização chamada os 4 Grandes, algo do tipo de teorias da conspiração, como histórias que ouvimos sobre os Iluminattis, mas que infelizmente tinha um compromisso no novo continente e que não poderia ir a fundo no assunto, mas pede a sua criada que tome conta do pobre homem. Porém colocando suas pequenas células cinzentas para funcionar (Jargão clássico do personagem) o pequeno detetive percebe que estão querendo afastá-lo de Londres e salta do trem que o levaria ao porto e retorna a seu apartamento afim de obter mais informações de seu inusitado hospede, mas chega tarde demais, pois o homem jaz falecido, e o que todos pensam ser uma morte natural, Poirot esclarece como assassinato e então começa a investigar os 4 Grandes e se vê envolto no maior caso de sua vida, o caso que poderia lhe proporcionar uma aposentadoria com chave de ouro, só que, dessa vez o celebre detetive encontra outra mente a altura da sua, na verdade 4 mentes, um Chinês, um milionário americano, uma francesa e o número 4, alguém tão bom em disfarces que ninguém conhece sua identidade, o que torna o desafio ainda maior e empolgante para Poirot. Correndo contra o tempo, Hercule Poirot deve impedir que uma nova arma poderosa seja construída e o mundo caia nas mãos da organização secreta, os 4 Grandes.
  Agatha Christie era uma mente a frente de seu tempo, nesse livro a autora ja utiliza termos como Wi-Fi, rede sem fio, entre outros, algo que para época não passava de ficção científica. Essa história foi sem dúvida uma das melhores, e como citei no começo a criação do personagem, inspirado em Sherlock Holmes, teve forte influência nessa história, pois foi algo bem parecido como quando esse enfrentou seu arqui-inimigo Professor Moriarti, nesse caso foi Poirot enfrentando os 4 Grandes e nos trazendo um desfecho sensacional como em quase todos os livros da autora.
 Pra quem gosta de livros policiais, Agatha é leitura obrigatória.


Titulo: Os 4 Grandes
Autor: Agatha Christie
Editora: L & PM
N° de páginas: 208



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!