segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Resenha Filhos do Éden - Anjos da Morte de Eduardo Spohr

Mais uma obra do Spohrverso

                Acabaram-se as férias, dei uma parada no blog no meio do mês passado, muito por causa de um tratamento que estou fazendo, mas enfim voltei a ativa novamente e começo as postagens de 2014 resenhando mais essa obra do autor Eduardo Spohr , um dos meus autores de ficção fantástica nacional favoritos.
                Filhos do Éden – Anjos da Morte é o segundo volume da trilogia Filhos do Éden , nesse volume o autor deu uma atenção especial ao Querubim Denyel revelando as origens do personagem.
                Antes de comentar sobre o livro falarei um pouco sobre o Spohrverso (um trocadilho com a junção do nome do autor com seu universo) Eduardo Spohr conquistou uma legião de fãs com o livro A batalha do Apocalipse onde abordou de uma forma inovadora a temática de anjos e demônios, com personagens incrivelmente carismáticos, complexos, fantásticos, a trama muito bem desenvolvida foi o suficiente para nascer esse Universo do autor. Em seguida veio o primeiro livro da série Filhos do Éden, com Herdeiros de Atlântida, ainda sobre anjos e demônios, mas desta vez com personagens novos, uma espécie de spin-of  de A batalha do Apocalipse, com sua escrita cativante, ambas estórias são arrebatadoras e apesar de extensas são de fáceis leituras. Sem contar que em cada livro o autor disponibiliza um apêndice sobre as obras, explicando a função das castas angelicais, momentos históricos inclusos nas obras para um melhor entendimento das mesmas.
                Pois bem, em Anjos da Morte o autor nos leva a uma verdadeira viagem ao passado, um passado sombrio, pois acompanhamos o anjo da casta guerreira dos Querubins Denyel sendo obrigado enquanto de sua estadia forçada aqui na Terra a participar das guerras mais violentas do século XX, coletando informações para seus mandantes os anjos da casta Malakin que vivem a estudar o universo a fim de prever o futuro. Nesse ponto, nota 10 ao autor que além de entreter, deu uma verdadeira aula de história, pois em muitas passagens o autor narrou fatos que realmente ocorreram no decorrer das guerras, acrescentando as mesmas sua ficção. O desenvolvimento do personagem durante tais períodos também é surpreendente, pois ao conviver com os humanos, principalmente em situações extremas como no caso de uma guerra, Denyel passa a admirar a espécie humana, e aos poucos seu lado celeste vai dando lado a uma característica mais humana o que deixou o personagem com um toque anti herói, do tipo que cativa o publico e os faz torcer por ele a cada momento, a cada situação.
                Tanto nas grandes guerras mundiais, como na guerra do Vietnã , como não poderia deixar de ser Denyel  se vê envolvido com forças sobrenaturais, que passam despercebidas aos seres humanos dando o perfeito toque de fantasia a obra, até o momento em que o Querubim se vê envolvido em uma rede de conspiração que envolve os seres de sua própria espécie e agora, uma guerra civil entre anjos ocorre na Terra, Denyel descobre seu verdadeiro inimigo e percebe que não possui aliados e que terá que contar com a sorte e suas habilidades para sobreviver.
                Paralelamente a estória de Denyel ao longo dos anos do século XX, Eduardo Spohr continua a história de Herdeiros de Atlântida, não falarei muito sobre essa, pois acabaria entregando spoilers para quem não leu o 2° livro, mas ao meu ver, apesar da boa escrita do autor, creio que teria sido melhor aproveitada em um livro a parte, pois os capítulos que ocorriam no presente, meio que quebravam o ritmo e esfriavam as aventuras do anjo guerreiro, porém de qualquer forma sem ela não poderia haver o gancho para o próximo livro.
O legal desse livro como citei foi o desenvolvimento de Denyel, a admiração que esse desenvolve pela raça humana, por sua determinação e sua singularidade de superar expectativas em diversas situações, diferentemente das castas angelicais que vivem cada qual de acordo com suas naturezas, desprezando a capacidade humana de aprender e evoluir. Pelo que vi nas redes sociais que acompanho o autor, o terceiro livro começou a ser escrito esse ano, minha expectativa é de que seja o melhor da série com o desfecho dessa incrível saga, sou mais um fã que aguarda ansioso por essa publicação.

Anjos da Morte de Eduardo Spohr
Titulo – Filhos do Éden – Anjos da Morte
Autor: Eduardo Spohr
Editora: Verus

N° de Páginas: 586


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!