terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Resenha do livro A última Nota

Tomei interesse por ler essa história apenas com uma resenha lida, ainda não sei explicar se foi a forma emotiva que o autor da resenha a escreveu que despertou curiosidade em mim, ou se o fato da protagonista também ser violinista, um instrumento que toco desde criança e que sou apaixonado, mas enfim, decidi que iria ler e procurei fazer isso imediatamente.

                A trama toda se passa na cidade do Rio de Janeiro, tendo como protagonista Alicia Mastropoulos uma jovem greco-brasileira , criada em uma família que preza por seguir as tradições gregas a risca, mas ainda assim a jovem tem o sonho de seguir os passos do avô Amadeu Mastropoulos que foi um grande violinista, mesmo não sendo essa a ideia de futuro que seus pais planejaram a ela.
                Alícia é noiva de Theo , também descendente de gregos, mas não é feliz em seu noivado pois, apesar da descrição física perfeita que os autores lhe deram, não passa disso e não tem nada a mais a oferecer , não conquistando o amor da jovem, mas para preservar a tradição e manter a família em um circulo social entre os gregos, ela é forçada a seguir  com o falso romance a fim de não desapontar os pais, isso a sufoca  e seus refúgios são, a música e os dias em que vai visitar sua avó D. Cecília , uma sábia senhora que parece compreender perfeitamente a neta e sempre tem a coisa certa pra dizer independente da situação.Com seu esforço Alícia consegue um lugar de destaque na orquestra da faculdade de música, mesmo enfrentando um rígido professor, Oscar que já não simpatizava muito com ela, e depois de uma apresentação, onde sem aviso algum, Alícia muda a música e ao invés da que foi ensaiada ela toca uma música de seu avô, o relacionamento entre os dois fica ainda pior, na verdade a vida da violinista muda após a ultima nota dessa partitura, pois ela conhece um rapaz (também descrito fisicamente perfeito pelos autores) misterioso, de passado ainda mais misterioso, e muda totalmente a vida da protagonista, seu nome Sebastian.
                Apesar de muito relutar, aos poucos um sentimento entre os dois começa a aflorar e Alícia vai precisar tomar uma decisão impactante, onde haverá muitas consequências, principalmente entre as pessoas ao seu redor, para ficar com quem ela percebeu ser o amor de sua vida. Para suportar esse conflito ela conta com a ajuda de sua avó e sua melhor amiga Carol, que ao meu ver é a melhor personagem secundária do livro.
                A jovem vive agora o dilema de se vale a pena enfrentar família, tradição, para poder ficar com seu amor de passado misterioso, mas que ainda assim ela tem certeza de que não irá amar alguém como o ama.
                Gostei muito do livro, cada detalhe, desde a capa até a narrativa leve e fluente em primeira pessoa contada pela protagonista, me surpreendeu e superou minhas expectativas, uma história encantadora, gosto muito de personagens que “fogem as regras”, lutando por seus ideais e objetivos, não se deixando levar por tradições e regras imposta pela sociedade, colocando sua felicidade acima de tudo e conquistando-a corajosamente. Há uma referência a Paganini (um grande violinista) que condiz perfeitamente com o que Alícia está vivendo, ao findar do livro tive ainda mais certeza de que a música é algo mágico.
                A história em si não tem muitos personagens, mas os poucos que tem foram bem aproveitados pelos autores, uma vez que a maior parte da história gira em torno dos dilemas do casal principal, mas cada um teve importante participação na vida de Alícia, nas decisões que ela precisou tomar.
                Pra quem gosta do gênero indico, mas pra quem assim como eu, não é de ler muito esse tipo de história, aconselho a “esvaziar a xicara” , se livrar de preconceitos praticar a leitura de mente aberta que garanto bons momentos nas páginas desse livro.
Quando Você toca você faz música. Quando você acredita você faz mágica – P 150

Titulo: A última nota
Autor(es): Felipe Colbert  e Lú Piras
Editora: Novo Século
N° de Páginas: 260.





                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!