quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Resenha - A casa do Penhasco de Agatha Christie

Mais um caso instigante resolvido por Hercule Poirot

                Agatha Christie me deixa cada vez mais fascinado por seus livros toda vez que termino de ler algo seu, não teve um livro sequer da autora que eu começasse a ler e logo de inicio já não me interessasse pela história.
                Em A casa do Penhasco vemos o célebre detetive belga Hercule Poirot e seu amigo Capitão Hastings já aposentados, aproveitando a vida, curtindo um merecido descanso após anos de incontáveis casos resolvidos viajando pela Inglaterra afora, porém “quem é rei nunca perde a majestade” e inevitavelmente nosso detetive acaba sendo atraído por um caso, ao acidentalmente conhecer a jovem  Nick Burkley e descobrir que essa está correndo perigo de vida, após alguma tentativas de assassinato contra a mesma, que pensara serem meros acidentes.
                Ao convencer a jovem de que não eram simples acidentes e sim atentados contra a sua vida, Poirot começa seu jogo de investigação e cada personagem do livro passa a ser um suspeito potencial, que o detetive com a ajuda (ou não) de seu amigo capitão Hastings terá que descobrir antes que o assassino de cabo de seu intento, isso é natural em praticamente todos os livros de Agatha Christie , mas ainda assim, da mesma maneira tende sempre a levar o leitor  a querer desvendar as pistas junto com seu personagem mais famoso, antes do final da leitura.
                Após descobrir que a Sra. Burkley que até então tinha como bem apenas uma velha casa no penhasco caindo aos pedaços, é herdeira de uma valiosa fortuna, até mesmo pessoas descartadas pelo leitor e pelo capitão Hastings, devido a índole apresentada pela autora, viram suspeitas para o detetive, e cada resposta extraída em interrogatório cria uma tensão maior, pois traz a tona total desconfiança do personagem que a principio não existia.
                Muita gente diz desvendar os crimes nos livros da autora antes mesmo do final, apenas com as pistas expostas por Hercule Poirot ao decorrer do mesmo, porém ainda não tive tal privilégio e nesse livro, quando eu pensava que todas as pistas apontavam para determinado personagem, Agatha deu uma revirada na história e surpreendeu-me com um final que eu não esperava, onde o vilão estava “bem debaixo do meu nariz” o tempo todo e eu não percebi, pois como disse acima, julguei mal o personagem.
                É uma história rápida, dinâmica e envolvente que com certeza o colocará junto a Poirot no desvendar desse caso. Pra quem gosta de literatura policial é um livro que recomendo.

Titulo: A casa do Penhasco
Autora: Agatha Christie
Editora:L & PM Editores

N° de Páginas: 224



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!