terça-feira, 8 de outubro de 2013

Anardeus. No calor da destruição de Walter Tierno

Totalmente diferente de tudo o que já li.

                É até difícil começar a falar desse novo livro de Walter Tierno autor de Cira e o velho, principalmente pra quem já leu esse primeiro.
                Geralmente os autores seguem um estilo de escrita perceptível em seus livros, talvez esse tenha sido o grande diferencial de Anardeus. No calor da destruição pois a linguagem utilizada por Walter fugiu do que havíamos lido em Cira e o velho. No dito popular o autor não teve “papas na língua” para escrever de forma simples utilizando uma maneira popular de expressões, onde da primeira a ultima página vemos palavrões e não digo qualquer palavrãozinho, mas sim expressões pesadas
, o que ocasionou situações engraçadas com curiosos que gostam de ler por cima do ombro em transportes públicos, principalmente mulheres, olhavam para o livro, fixavam os olhos um pouco e logo desviavam meio constrangidas, mas apesar disso, a história é tão bem escrita que esse detalhe não me continha para continuar a leitura.
                Uma história rápida, contada principalmente sobre o olhar de Anardeus, no começo também achei estranho esse nome, mas o autor dá uma perfeita (ou não) explicação para esse nome. Anardeus é um cara de mal com a vida, antissocial, repugnante, depressivo, feio, chato (ao ler o livro só pensei nesses adjetivos para o personagem) que desde seu nascimento recebeu o dom de ser repugnado por todos, ao contrario de sua irmã Isabela que encanta a qualquer um que a olhe. Desde criança, após um estranho fenômeno Anardeus sente muito frio, por isso faça frio ou calor, o personagem está sempre vestido com um figurino digamos impróprio para as ocasiões, e somente sente calor quando presencia cenas de destruição e é sobre a visão de tais tragédias que o personagem narra a história, até a metade do livro eu pensei “mas e ai, o que isso quer dizer?”. E é ai que entra em cena um outro personagem, conhecido apenas como O Fotógrafo e então tudo começa a fazer sentido e a história curta como já citei caminha para seu final, simplesmente de maneira fantástica a história se torna uma aventura apocalíptica com um final que com certeza vai lhe arrancar um palavrão, dos mesmos utilizados por Anardeus ao longo da narrativa.
                Muita gente havia dito que esse era um livro inovador e sustento essa ideia, simples e direto Walter Tierno criou algo diferente, dinâmico e com poucas páginas criou uma grande história.
                Recomendo a leitura do livro, mas de antemão aviso, prepare-se para algo nada puritano, mas que com certeza irá lhe entreter e divertir.



Titulo: Anardeus. No calor da destruição.
Autor: Walter Tierno
Editora: Giz Editorial
N° de páginas: 188




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!