quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A noite maldita - As crônicas do fim do mundo

A noite Maldita – O inicio de tudo

                Para os fãs de André Vianco o dia 06 de Abril deste ano foi um dia especial, pois foi o lançamento do livro A noite Maldita – Crônicas do fim do mundo  que relata como teve início a história de Bento e O vampiro rei Volumes I e II ou como ficou o titulo em sua ultima edição A saga do vampiro rei.
                Pouco tempo após o lançamento da obra ganhei o livro de presente e claro, como sou fã do autor passei o livro na frente de todos, lá estava eu com o gigantesco livro em mãos, ansioso por iniciar sua leitura.
                Esse livro como citado acima narra como teve início a Noite Maldita que trouxe o caos e o apocalipse descritos na Saga do Vampiro Rei, uma espécie de Ano Um  para muitos personagens do autor, uma ideia interessante, claro que não inovadora, pois já temos outros exemplos de livros e séries assim.
    
A noite Maldita de André Vianco
                O livro não foge ao estilo de André Vianco de contar histórias de vários personagens separadamente, mas que no fim formam uma ligação entre si para melhor entendimento da história, apesar de que nesse livro (em minha opinião) Vianco  perdeu um pouco a essência de manter o leitor atento a cada palavra, a cada linha de cada capitulo que tinha nos livros anteriores, em certos momentos abusando de diálogos maçantes e de palavreado pobre(veja bem, eu disse em alguns momentos, não é uma regra para o livro inteiro) o que tornou cansativo alguns capítulos.
                Bem, agora irei falar da história, tomando o máximo de cuidado para não gerar spoilers. A história acontece no Brasil, com um destaque maior nos Estados de São Paulo e Paraná, em uma noite qualquer um estranho fenômeno acontece, algo como uma explosão no céu, vista apenas por alguns, após este os aparelhos de comunicação param de funcionar repentinamente, pessoas são acometidas por uma espécie de sono anormal e tem início ao caos, tanto nas comunicações quanto nos hospitais que passam a ficar lotados, deixando equipes médicas desorientadas e confusas, visto que não há como saber o que está se passando de verdade devido a deficiência na comunicação, a história é divididas em partes como primeira noite, primeiro dia e assim por diante, dessa maneira quando amanhece o dia a população já está em pânico, por não saber o que está acontecendo e por essa repentina doença do sono que não escolhe suas vitimas por padrão, é ai que entra  em cena nosso protagonista, o sargento da cavalaria da Policia Militar, Cassio Porto.
                Como era de se esperar, sem os meios de comunicação, sem transportes, as pessoas ficam em choque, começando assim a desordem como saques a bancos e comércios, Cassio Porto pede liberação de seu superior para verificar como se encontra sua família, sua irmã e sobrinhos, mas tem seu pedido negado, pois a policia inteira é necessária para controlar novamente a população, o disciplinado sargento atende a ordem, até que chega a seu limite e resolve desertar para ir ao encontro de seus parentes e ao sair do quartel percebe que a situação está pior do que imagina, sem transporte, o sargento retorna a pé para sua casa e no caminho tem seu primeiro contato com pessoas “transtornadas” que estão a cometer assassinatos de forma estranha, tomando o sangue das vitimas. Ao chegar em sua residência Cassio não encontra sua família o que o leva a retornar a sair procurando pelos hospitais da cidade por esses, sem sucesso em sua missão, o jeito é retornar ao batalhão a fim de obter informações sobre o que pode estar acontecendo e encontra um batalhão tão desorientado quanto si mesmo, para piorar a situação algumas pessoas que estão acordando, agem de forma violenta e tem reações estranhas quando expostas a luz do sol, fato que foi perce bido muito tarde pela junta médica e um verdadeiro exercito de Vampiros, como passam a ser chamado os despertos violentos que saem bebendo o sangue de quem quer que esteja em seu caminho. Para abreviar esse resumo, o sargento Cassio Porto  tem a missão de organizar uma expedição, onde serão  transportados pacientes adormecidos e quem quer que queira segui-los para um novo hospital construído no interior do Estado, onde os aparentemente doentes poderão ser estudados e o restante da população poderá organizar defesas contra os Vampiros.
                Enfim é um bom livro, um ponto negativo que identifiquei foi em um dos personagens principais, Vianco, ao meu ver, talvez para conquistar um novo tipo de público, utilizou certo modismo na criação da personalidade desse personagem, onde não posso entrar em detalhes para não entregar a história do livro, mas que na minha opinião foi desnecessário e não combinou com o personagem.
                Resta agora esperar pelas continuações que o autor prometeu que com certeza clarearão ainda mais A saga do Vampiro Rei.

                                      
Titulo: A noite Maldita - Crônicas do Fim do Mundo
 Autor: André Vianco.
 Editora: Novo Século
 N° de páginas: 664


2 comentários:

  1. Olá! Nossa, não conhecia o escritor, mas ele parece ser muito bom. Interessante a história passar em partes no Paraná, porque muda o cenário comum, não é mesmo?

    A temática parece excelente e diferente do que vemos todos os dias. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. É um bom autor com muitos títulos publicados! Essa alternação que ele fez entre os Estados foi bem legal mesmo, se bem que as melhores partes na minha opinião foram narradas em São Paulo devido a eu conhecer alguns dos lugares descritos!
    Recomendo o autor!

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe-me sua opinião!